História

O Serviço de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas, é exercido em caráter privado, por delegação do Poder Público à pessoa devidamente aprovada em concurso público de provas e títulos, a qual se denomina Oficial de Registro. As serventias de registro de imóveis, títulos e documentos e civil das pessoas jurídicas, são criadas através de Lei Estadual.

A Comarca de Matozinhos dispunha dos serviços de Registro de Imóveis e de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas como distintas, sendo autônomas e distintas, no ano de 2023 houve uma unificação dos dois serviços, surgindo uma única serventia, a qual passou a ser denominada como anexada, e a partir de junho de 2024 já devidamente unificadas passando a ser uma única serventia de forma permanente.
Os primeiros atos praticados na serventia registral imobiliária da Comarca de Matozinhos remontam a 22/08/1955.

Os primeiros atos praticados na serventia registral de títulos e documentos e civil das pessoas jurídicas da Comarca de Matozinhos remontam a 13/12/1956.
Em 2023, precisamente no dia 13 de novembro, assume como oficial aprovado no Concurso de Provas e Títulos para ingresso nos serviços registrais realizado pelo TJMG, o Dr. Daniel Monteiro Neves.
Ao assumir a Serventia iniciou o processo de modernização na forma de prestação dos serviços, com instalação na Rua Visconde do Rio das Velhas, 197, bairro centro, e posteriormente na Avenida Caio Martins, 530, sl 04, 1º andar, bairro centro, o que garantiu aos clientes um espaço adequado com conforto, comodidade e dignidade.
Todos os equipamentos e sistemas de informática foram adquiridos para atender as exigências diversas, bem como os móveis e utensílios de trabalho. Para facilitar o trabalho e ter o controle de todos os atos praticados foi implantado moderno Sistema Operacional e proporcionado treinamento para os colaboradores. Além da preocupação com a segurança dos documentos, buscamos humanizar o atendimento para que o usuário sinta-se valorizado.
O Cartório tem como atividade fim efetivar o registro e averbação dos títulos ou atos ou fatos inter vivos ou mortis causa, constitutivos, translativos ou extintivos de direitos reais, a fim de assegurar-lhes validade, segurança jurídica, eficácia erga omnes e disponibilidade, garantindo aos seus usuários a veracidade dos documentos, a qualidade, idoneidade e seriedade dos negócios jurídicos.
O processo de modernização do Cartório teve seu início no ano de 2023, contando com a informatização do banco de dados do Cartório e com a digitalização dos documentos integrantes dos arquivos, contribuindo, também, para qualificação de sua força de trabalho, incluindo a realização de cursos de atualização.
O Cartório tem como principais usuários dos Serviços de Registro, os Tabelionatos, Imobiliárias, Corretores de Imóveis, Despachantes, Bancos, Engenheiros, Construtores, Incorporadoras, Escritórios de Advocacia,
Escritórios Contábeis, Comerciantes, Indústrias, Associações, Igrejas, Caixas Escolares, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estado e Município, dentre outros.